Taça Nacional de Ciclocrosse, Época 2011/2012

19/11/11




Em boa hora a federação portuguesa de ciclismo relançou o ciclo-cross como variante de inverno do ciclismo. Ainda me recordo com prazer das manhãs ou meios-dias passados em frente ao decrépito televisor para ver o ciclo-cross dos países baixos, especialmente aqui. E achava delirante aquela conjugação esquisita entre pedalar e andar com a bicicleta às costas, atravessando terrenos mais próprios para pasto, tal o lamaçal que os ciclistas traziam agarrados às pernas, às suas e às da bicicleta, misturando cursos deste género com outros de puro alcatrão ou então o famoso pavé. 
Mas voltando ao assunto. A federação de ciclismo, talvez por influência da sua congénere galega que nunca deixou de organizar provas do tipo (levando a que vários ciclistas e/ou betetistas aqui do norte se deslocassem e se desloquem, ainda, aquelas paragens)  ou talvez sob forte influência da AC do Porto, como se pode ler na bikemagazine, ou ainda por pressão de ambas as razões, relançou a variante desta modalidade já no ano passado. Este ano foi mais incisiva e organizou uma Taça de Portugal constituída por 4 etapas. A 1ª já teve lugar por alturas do festival bike, em Santarém. A 2ª terá lugar precisamente amanhã, em Valongo. As restantes duas etapas têm datas contraditórias. A federação refere os dias 11 de dezembro e 29 de janeiro, mas a revista freebike fala em 4 de dezembro, confirma 11 de dezembro e refere 8 de janeiro, em Vila do Conde. Parece ser unânime que o Campeonato Nacional de Ciclo-Cross se dispute a 15 de janeiro.
Dê por onde der, o ciclo-cross está de regresso ao panorama velocipédico nacional. E ainda bem, também o digo. Depois, para nós, os triatletas que também gostam de duatlo e de triatlo cross, esta pode ser uma excelente oportunidade para "desenferrujar" as articulações e os músculos, contribuindo para um crosstraining de razões psicológicas, devido à alteração de rotinas e de novas experiências competitivas.
Vou aguardar por uma boa oportunidade para também me estrear a "alancar" com a bicicleta às costas. Talvez quando o taça passear aqui bem perto, em Vila do Conde. Acho que levarei uma daquelas banheiras à cowboy comigo. 
Para finalizar e antes disto desparvear de todo, há alguns nomes do quadro duatlético nacional que seriam sérios candidatos ao título Nacional e a levar de vencida a Taça de Portugal. Um outro dado interessante é que a Campeã Nacional e vencedora da 1ª etapa deste ano, como disse disputada em Santarém, em Outubro, é a conhecida Isabel Caetano que por vezes faz por aí uns duatlos com direito a pódios e etc.

Deixo-vos dois vídeos; um para conhecer melhor o género, e um outro, para recordar com satisfação. Alguém mais para figurante de algumas das cómicas imagens visionadas?

Abraços triatléticos, companheiros.




1 comentário:

João Correia disse...

Obrigado, Carlos Lopes. Os meus votos são idênticos e por isso lhos endereço. Forte abraço.