Feliz Ano Novo!

31/12/11





A todos os companheiros, seguidores e não seguidores deste blogue, votos de um ano 2012 pleno de realizações pessoais, mas acima de tudo pleno de saúde. 
Que venha ele que nós cá estaremos para o enfrentar.

Abraços triatléticos.


Biiicycle!... Biiicycle!...

28/12/11



É verdade. Estou de regresso às rotinas do treino vai para duas semanas. Ajuda muito uma pausa na obrigatoriedade do cumprimento de um horário de trabalho, mas outras ajudas tenho tido, pelo menos para evitar cair na esparrela de um esgotamento que se avizinhava. O tempo da preguicite aguda parece! parece então ter passado. Na realidade, estes últimos meses, ou o outono, foi-me estranho. Porém, este regresso à atividade normal, digamos assim, está circunscrito ao ato de pedalar. Com a piscina fechada para obras, impossibilitado pelos humores que me afetam os gémeos de correr quando o tempo resfria e a luz do dia é menos comum (felizmente que os dias começaram a crescer), só me resta pedalar, no que ao triatlo diz respeito. É verdade que tem havido por aí umas belas ondas para surfar, mas ou se pedala ou se surfa. As duas coisas é que não dá muito para conciliar. 
Conclusão: hoje senti falta de uma companhia assim como o vídeo "recomenda", para perfazer os 157 kms nas 5 horas e 19 minutos que consegui. Podia ser que atenuasse algumas das dores musculares que agora sinto.

Abraços triatléticos, companheiros.



Feliz Natal!

24/12/11




A noite, fria, ficou deserta

A mesa, farta de sabores e de cores,

Fervilhava desperta

Reunia sorrisos e carícias,

Olhares saudosos, de uma cumplicidade total

No fim, trocaram prendas e desejos,

  Alegrias e outras delícias,

E sob um brilho cristalino, 

Ainda antes dos primeiros bocejos,

Saudaram... o nascimento do Menino

E desejaram a todos

Feliz Natal.


Calendário Galego de Duatlo e Triatlo 2012.

20/12/11




Acabou de ser divulgado pela federação galega de triatlo e pentatlo, o calendário para a época 2012. De entre as provas anunciadas, tenho a experiência de ter participado em duas: o duatlo cross de Candeán, Vigo, e o triatlo da amizade, Vila Nova de Cerveira e Tomiño (do lado galego), numa organização conjunta entre as congéneres portuguesa e galega. Ambas as provas aconselho vivamente, especialmente o duatlo cross de Candeán é um desafio todo o terreno e por isso bastante difícil, mas numa zona muito bonita e bem organizado.  

Deixo-vos o link do calendário, que foi retirado do sítio da federação galega de triatlo e pentatlo.

Abraços triatléticos, companheiros


 


Stretching before and after swimming

18/12/11




Não é uma fórmula exclusiva, mas é uma boa relação entre a necessária ativação e as diferentes estruturas músculo esqueléticas antes do nado, especialmente. As únicas diferenças para mim, está no tempo do estiramento e o após, onde me dedico mais ao alongamento dos membros inferiores. Já para o dorso, aproveito o jacto de água que existe na piscina que habitualmente uso.

Bons treinos!


Calendário Nacional de Triatlo - Época 2012

16/12/11



Esposende 
Já é público o calendário de provas para a época 2012, esse ano que se prevê "terribilis". Mas, não venho aqui dar esta novidade, antes sim anunciar com grande surpresa que uma das novidades do novíssimo calendário agora conhecido é a realização de uma prova do campeonato nacional de clubes precisamente em Esposende, isto é, em casa. Não estava nada à espera, longe até de imaginar sequer. Ainda não falei com ninguém dos meus contactos sobre o tema, mas "é que é já a seguir", para saber de como tudo isto aconteceu. Até porque aqui há tempos havia sondado o meu colega de profissão que exerce o cargo político de vereador no município de Esposende para a área do turismo, cultura e etc, e havia ficado com a ideia de que seria algo impensável para a autarquia, dado os valores envolvidos na logística e organização de tudo o resto. Agora, que é um lugar magnifico para uma prova, que os meus queridos companheiros se irão deliciar com as condições em que a mesma se irá desenrolar, mesmo não sabendo eu nada de nadinha relativamente a lugares pensados e etc, lá isso é. Para mais, o evento projeta-se para 22 de Julho, o que permitirá enfrentar as águas frias do rio Cávado com outra àvontade (sim, porque não acredito que se faça o segmento de natação no mar). 
Embora não tendo analisado amiúde o novo calendário, ressalvo o regresso de Pedrógão Grande, onde o evento tem um curso de ciclismo nada fácil, e um triatlo longo novo, em Vila Real de Santo António, numa data bastante próxima do triatlo de Quarteira, e mesmo a piscar "o olho" aos vizinhos do lado de lá da fronteira. Acho que sim sr. Com a entrada de Espinho também para o cenário do triatlo nacional, comprova-se que a modalidade está a virar cada vez mais a norte e terá muito a ganhar com isso, sem dúvida, porque há muita gente com qualidade cá mais para cima.
Agora, essa de Esposende...vou ter de me virar do avesso.
Já agora; quem quer vir beber um café a minha casa, em Julho?

Abraços triatléticos, companheiros.





Ponto da Situação!...

15/12/11




Passei por aqui para dizer que estou vivo. Não "vivo" no sentido em que gostaria de estar, mas "vivo" literalmente falando. Não estarei "vivo" no sentido figurado. Nem morto. Antes intermitente. Pára, arranca, pára, arranca. Quando tudo parecia dar a entender que finalmente estaria a funcionar, eis que inexplicavelmente volto a ficar ...catatónico, em figurado, novamente. 
Um mês passou desde a última publicação neste blogue. Admiro-me até com as visitas que entretanto o mesmo tem tido. Admiro-me porque não se justificou qualquer visita. Sem novidades, sem informações ou opiniões...Gabo-vos a paciência de que não serei merecedor. Serão créditos antigos, talvez. 
Não me agrada ter de recomeçar uma e mais uma e ainda outra vez. Pensei até que não valeria a pena recomeçar. Mas, está entranhado. Ao cabo de algum tempo, começa a saudade a chamar. E retoma-se. Pronto. 
Hoje regressou a vontade de partilhar convosco. Não tem sido assim. Na verdade, a "crise" não se tem circunscrito ao desporto. É antes geral. Vamos ver se a coisa atina. Já agora; "alguém tem gémeos pá troca?"

Abraços triatléticos e até breve.