Há quanto tempo!!!

22/09/12




É verdade. Desde aquela vez de finais de Julho, enquanto uns suavam em vez de mim ou por mim ou na minha ausência, no tal campeonato maravilhoso do mundo da distância longa na, pelos vistos, bela cidade basca de Vitória-Gasteiz, eu corava de vergonha num percurso de três voltas do campeonato xco da Associação de Ciclismo do Minho. Sim, corava porque até os primeiros putos do escalão de iniciados me passaram a perna. Enfim. A tareia foi tanta que desde então nunca mais havia pegado naquela "cabra". 
Mas o apetite já havia regressado e hoje foi dia de rever trilhos que como podem constatar entram-me pela porta adentro, tal a provocação a que estou sujeito. Aliás, no fim de semana passado tive outra prova cujo traçado passava tão perto da minha porta que estive à conversa com algum pessoal do metiêr de portão aberto e a ouvir as provocações de alguns conhecidos. Nã! Não estava para outra humilhação mas mais, hoje pude constatar que isto está mesmo no começo, muito embora, meus caros, se se trata de BTT preparem-se!!! porque a cena é dura, muito dura e em competição pura de xco convém mesmo realizar treinos específicos de técnica (os drops metem respeito), resistência, potência, conhecer bem as desmultiplicações certas para os trilhos que irão ser percorridos...Basta um senão para...já foste. E depois há aquela coisa da proprioceptividade, isto é, a sensibilidade muscular ao movimento específico da modalidade, que se adquire fazendo. "Mai nada". 


Mas, hoje estava com saudades. Claro! Uma frequência cardíaca média de 83%, para uma velocidade média de pouco mais de 14 kms/hra, para um acumulado de 838 mtrs, tudo em pouco mais de duas horas. Digamos que uma pequena tareia para quem já não sentia a tremedeira dos braços há tanto tempo. O btt tem para mim uma importância significativa na cena do triatlo porque tenho uma paixãozinha ou zona, não sei ainda bem. pelo X-Terra, dentro da modalidade. Não tenho feito nada de especial, é bem verdade. Mas quero estar preparado para quando surgir a oportunidade. Tenho em mente participar num desses campeonatos da Europa. Depois, não me esqueço que o momento em que estive em melhor condição no segmento de ciclismo foi precisamente quando ia fazendo umas maratonas xco.

Uma nota: amanhã terá lugar a Maratona 5 Cumes, Barcelos, um dos maiores cartazes do Minho na modalidade, com um preço muito acessível e valiosos brindes. Acontece que uma vez mais não irei participar. Houve sempre razões, desta vez também as  há e a má condição é quase exclusiva. É que nesta fase, ainda pretendo ser eu o gestor dos meus empenos.  

Seja como for, uma manhã bem passada. Companheiros, abraços triatléticos.



Sem comentários: