Duatlo do Jamor 2012: Crisis? What Crisis?

26/01/12




Estamos à porta do fim de semana e com isso à beira de iniciar a época de triatlo 2012. Conforme anuncia a Federação no seu sítio, são esperados cerca de 1100 atletas!!! Isso...é um número record, tanto quanto me parece, e antecipa desde logo uma questão, a meu ver, pertinente; mas, aonde é que está a crise?? O facto de ser na grande metrópole de Lisboa e de se tratar de uma modalidade que tem crescido de forma exponencial a cada ano que passa, ajuda a explicar o "fenómeno". Sim, também a boa organização que os responsáveis federativos trouxeram para a organização dos eventos desportivos ajuda a explicar, e não é um pormenor de somenos. Seja como for, é muita gente ao barulho. Sintomático é verificar que a presença dos individuais é francamente superior aos registados por clube.

Também, confesso, fiquei surpreendido com a presença previsível de alguns atletas olímpicos, como é o caso de Bruno Pais. Inicialmente, adivinhava que tratando-se de um ano olímpico, que os riscos seriam mitigados e logicamente, os duatlos btt seriam relegados pelos candidatos à seleção para outros anos, outros objetivos. Porém, parece-me que apenas Bruno Pais, de entre a elite das elites, marcará presença. É uma boa solução? fica a dúvida.
Os candidatos à vitória ficam assim circunscritos aos nomes já apontados no sítio da federação portuguesa de triatlo (Bruno Pais, Filipe Azevedo, Hugo Ventura e Hugo Alves), de onde se destaca o Bruno, que ganhou esta prova sempre que a disputou, se não me engano. Isto no género masculino. Mas, convém ficar atento à prestação de alguns elementos do Sporting da Golegã, cuja aposta no triatlo cross na época passada  resultou em excelentes prestações. Falo em especial de Digo Rosa mas também de David Ferreira.
No género feminino, também concordo que a Patrícia Serafim é o grande alvo no setor. Penso até que apenas encontraria rival em Maria Areosa, sem falar da Vanessa Fernandes, claro. Mas, como não se apresentarão à partida, a Patrícia vai congelar a concorrência.

Nos diversos escalões age groups, as transições para os escalões seguintes vêm baralhar muitas das previsões. No escalão V3, ao qual pertenço, as mudanças são significativas e trazem este ano ao grupo dois grandes campeões: António Horta (Praças da Armada) e Carlos Gomes (Oeiras Sport Clube). São rivais muito difíceis, praticamente imbatíveis se tudo estiver normal. Isso quer dizer que este ano não irei ter  as facilidades do passado próximo. E se já não era fácil, agora ficou ainda mais complicado. Para além disso, outro vulto deste escalão mudou-se para o "inimigo". Refiro-me a António Moura e ao Peniche AC, respetivamente. E já que falamos de clubite, esta mudança é como se na 2ª circular um craque qualquer de uma das equipas trocasse de camisola. Toda a sorte para ti, Moura, no simpático Peniche.

Mas, o Jamor tem-se constituído como uma verdadeira festa da modalidade e este ano não será exceção. Estarei presente emocionalmente e desejo a todos vós um início em grande, mais que não seja de satisfação.
Quanto a mim, também a irei iniciar, precisamente no domingo, mas num raid de btt no Concelho de Vila do Conde: o Raid da Lama.

Abraços triatléticos, companheiros.

4 comentários:

david caldeirao disse...

realmente João! o local ajuda e muito..., mas a sportlife tambem! os individuais que aparecem aos montes são, não federados :-( pessoal mais ligado ao btt de fds e não só!!!
nas meninas atenção à Irina, essa moça marafada está uma bomba :-P

sica disse...

João não será fácil existirem suspresas, mas algo me diz que provavelmente os vencedores tanto no masculino como no feminino podem estar fora doa nomes apontados, vamos ver.
Em relação ao Peniche é um orgulho termos o teu Fontegrada como adversário, este ano queremos subir um patamar, principalmente no que a triatlo diz respeito, logo o Campeonato Nacional de Clubes será a grande aposta, deixamos a Taça para o Sporting (entenda-se Fontegrada) :-)

Jordão Alves disse...

Boa sorte.!!!

João Correia disse...

Sica, já sentia saudades tuas neste espaço. Tens andado tão caladinho :-( Espero que esteja tdo bem para os teus lados.
Jordão, agradeço e retribuo.
David, a Irina é uma bomba :)) mas, n tem qq chance c/ a Serafim. Pergunta ao Sica a luta que lhe deu no ano passado. :)))