Triatlo Longo de Lisboa; Opinião e Imagens.

04/05/11



O TL de Lisboa tem vindo a marcar o calendário do triatlo em Portugal, mas também a aglutinar as atenções dos triatletas europeus. Este ano, a vitória sorriu ao memlhor triatleta português de longa distância - Pedro Gomes, extraordinariamente secundado por outro grande atleta da resistência - Lino Barruncho. Foi pena que a organização não conseguisse atrair mais atletas profissionais, mas isso não belisca em nenhum milímetro a fantástica vitória lusa. 
Aliás, a prova de que o triatlo nacional está no caminho certo, se ainda fosse preciso convencer alguém, foram os resultados alcançados pelos atletas nacionais não só nesta edição de Lisboa, mas também no Campeonato do Mundo de Triatlo Cross, que decorreram em  em El Anillo, de que a federação da modalidade tem dado o merecido destaque.
Mas, não só ao nível da alta competição se prova que o investimento na preparação dos atletas é uma realidade sem discussão. Se repararem bem, não há praticamente nenhum escalão, no género masculino, onde os portugueses não tenham alcançado pelo menos um dos três primeiros lugares. Extraordinário! Mais, em termos gerais, os portugueses classificaram-se quase sempre próximo dos lugares cimeiros. Quando se diz ou escreve que a malta anda a dar-lhe bem, aqui está a prova efetiva resultante do confronto direto com os nossos parceiros europeus. Que dizer? Parabéns, pessoal, muitos parabéns. 
No meu escalão, quatro portugueses nos quatro primeiros lugares. Destaco o segundo lugar do meu colega de equipa, António Moura. Fantástico.
No setor feminino, a participação lusa para além de menor em termos relativos, anda a dar os primeiros passos e aos poucos vai aparecendo gente interessada na longa distância. Só depois é que os resultados poderão surgir. Seja como for, a Vanessa Pereira alcançou um resultado interessante (4ºL). 

Deixo-vos as imagens da prova, da autoria do meu grande amigo Paulo Santos e a quem agradeço a autorização da sua publicação.

Abraços triatléticos, companheiros.

Segmento de Natação:
<

Segmento de Ciclismo:


Segmento de Corrida:



4 comentários:

sica disse...

Espero poder encontrar-te lá no próximo ano.

João Correia disse...

Também eu, amigo Paulo, também eu.
Um abraço, companheiro.

david caldeirao disse...

a prova é excelente, a organização tambem..., mas continuo a pensar que 170€ é um pouco exagerado!!! tendo em conta o que oferecem, que é pouco :-P
gosto de ver que a organização se está a esforçar por alterar isso, para o próximo ano já estão abertas as inscrições..., vamos ver!!! se o tempo me dá razão, e para o ano temos perto de 1000 triatletas na prova :-) espero que sim...

João Correia disse...

Claro que subscrevo completamente. Acho até que foste simpático quando te referiste ao valor, injustificável para a nossa realidade económica. E outra questão; já foi reposto a verba prometida referente ao ano passado?

Abraço, caro amigo.