Duatlo Polacos da Serra: Espectáculo!

06/05/12





Desde sexta-feira em alerta laranja, devido a alguns sintomas estranhos no complexo muscular da perna direita, fez-me recear o pior: ter de renunciar à primeiríssima prova da verdadeira época, mas acima de tudo suspeitar que teria de estagnar mais duas semanas e com isso ver S. Jacinto por um...canudo. Uma corrida ligeira na manhã de sábado, após crioterapia, acupunctura electromagnética, dos sintomas ficaram a falta de confiança. Mas, eis que o domingo de manhã dá muito bons sinais, confirmando aqueles de que a corridinha de sábado havia dado também. Havia o problema da confiança para resolver, mas no dia de hoje estava decidido: ou vai, ou racha. Não rachou, fui.

Adorei a prova. Difícil, especialmente aquela passagem tripla no btt por uma empena de se lhe tirar o chapéu. Muita gente empenou aí. Mas, já lá irei. 
S.Pedro anda mesmo zangado com a gente. Ao contrário da previsão, de manhã solarenga e uns grauzitos acima da tendência, mesmo à hora da partida cai aquela chuva filha da mãe que nos enregela o corpo. A temperatura também não estava famosa e a solução de ter usado a camisola térmica interior por baixo do fato-de-macaco foi uma boa ideia. Antes, a alegria de rever algumas das caras conhecidas com quem se partilha momentos de cumplicidade. Veteranos do Porto à cabeça. 
Os segmentos de corrida, apesar da confiança tremida, fizeram-me lembrar o amigo Rita dos algarves: realmente, nunca imaginei que pudesse estar tão desenvolto após apenas duas semanas de treinos a penantes. No final, revi e voltar a rever as contas e, espanto meu! abaixo dos 4'/km, no total? De facto, acabei cansado, mas...alcançar o meu grande objectivo pessoal no atletismo na primeira prova com corrida a pé inclusa... Acho que as distâncias anunciadas (4,4kms+2,2kms) não estarão correctas. Ainda irei rever as contas. O segmento de BTT não foi fácil e, se comparado com outros, tem aquela subida de aproximação final ao quartel que solta os bofes a muito boa gente e acrescenta uma dificuldade extra à prova. Não foi um segmento específico de todo-o-terreno, porque teve várias incursões pelo alcatrão. "Aldrabou-se" um bocado, mas é um percurso levado da breca. Aliás, durante o trajecto voltei a equacionar a aquisição de uma bicla de cross que serviria plenamente em segmentos assim e também no circuito específico. Está na prateleira, a ideia. No final, a média de 21,28 ou 20 kms/hra, já que o meu "contaquilómetros" acusou menos 1 (km) e qualquer coisa ao anunciado.

A organização esteve impecável. Do melhor! Até o banho, de água fria, me fez sentir que estava num ambiente militar. Sim, porque isto era para homens (e algumas senhoras, corajosas). Para além do mais, há muito que não recebia tantos e tão bons brindes no final de um evento. Nada como ter uma caserna de suporte! 
Num fim de semana onde acabei por ter de falhar um grande evento de triatlo - Triatlo Longo de Lisboa, que me foge todos os anos, Vila Nova de Gaia acabou por ser uma excelente surpresa, a todos os níveis. 

Companheiros, abraços triatléticos e até breve. Boa semana de treinos!





8 comentários:

Jordão Alves disse...

É assim mesmo a cabeça manda e muitas vezes ajuda a ultrapassar os primeiros pensamentos que são um diagnostico do mais terrível possível.
Rápidas melhoras conto com a tua participação em São Jacinto!!!
Um abraço.

Triatleta disse...

JC,

Bem me parecia que aguentavas isso e acabavas com esse sofrimento psicológico.

Bons treinos e um abraço,

PP

Pedro Reis disse...

João,
Bem vindo de regresso e parabéns pelo excelente desempenho.
Um abraço,
Pedro

João Correia disse...

Agradeço as vossas simpáticas palavras e espero encontrar-vos em breve.

Forte abraço.

Hugo Gomes disse...

Bem vindo companheiro!
Continuação de bons treinos e até S. Jacinto.
Um abraço!

João Correia disse...

Obrigado, Hugo. Outro abraço para ti, companheiro.

david caldeirao disse...

de volta à COMPETIÇÃO ;)
como é bom sentir a ansiedade e puxar o corpo (para lá) do limite, sentimos que estamos vivos!!!
SJacinto é já depois de amanhã :P e não quero desculpas..., podes levar uma caixa de clarinhas :D
forte abraço,

João Correia disse...

David, tá combinado. E tu pagas o café. ;-)