Tempo de Exames!

16/05/12



treadmill test
Ainda antes da federação exigir uma avaliação médica com prova de esforço inclusa, já eu me relacionava com o protocolo de bruce no sentido de aferir do estado funcional, mas igualmente estrutural, através do ecocardiograma, para além dos outros exames habituais (raio x e análises clínicas).
A boa notícia é que estarei em muito bom estado funcional, exactamente de acordo com as sensações que vinha sentindo. Não obstante, desta feita não fui além de 19' na passadeira, ao contrário dos 21' já alcançados. Segundo a tabela que avalia o nível de aptidão física da American Heart Association, o resultado de V02 max obtido é excelente, para a minha idade. 
A notícia "menos", se assim se pode dizer, é que se registam pequeninas alterações na aorta (pequena dilatação comparada), facto desvalorizado pelo médico de família, mas não tanto pelo cardiologista e sendo este um "ás de trunfo" há que lhe dar ouvidos. "Tem carregado bem", disse-me. É verdade que sim. Sei exactamente o que tenho de fazer para procurar corrigir essa situação. Porém, carece de uma segunda opinião e também de alguma pesquisa.
Em conclusão, acho que a federação foi bastante previdente ao avançar para a exigência da aplicação do protocolo de bruce, mas também penso que se deve associar o outro exame, mais de caracter estrutural, precisamente das estruturas cardíacas centrais. Porque um aspecto é a função, outro são os alicerces.

S. Jacinto é já ali. Abraços triatléticos, companheiros.

2 comentários:

david caldeirao disse...

quer dizer que tens uma hipertrofia ventricular? bem vindo ao clube... ;)
é natural, dizem os cardiologistas para quem faz do desporto de resistencia a sua vida!!!
uma semana...

Jordão Alves disse...

E vão trés parece ser comum...
Não é greve.
Ate dia 27 abraço.