Olímpiadas (com triatlo incluído) para Todos!

08/12/10



Já aqui há tempos referi que era uma pena não haver uma instituição, entidade, o que fosse, que se ocupasse da organização de um evento ao jeito dos jogos olímpicos para veteranos, isto é, atletas fora do prazo. O sentido é proporcionar através da prática desportiva o convívio, o bem estar, a possibilidade de desfrutar do prazer que é competir a sério com um largo sorriso estampado na face, descontraidamente, podendo incluir a família numa verdadeira festa global. Ao fim e ao cabo, terão sido esses alguns dos princípios primários do conjunto de intenções de Pierre de Coubertin quando projectou as Olimpíadas da era antiga para os tempos mais recentes. Coitado, longe estava de pensar que as coisas não se passariam exactamente como ele as tinha imaginado, mas...A realidade é que, como diz o ditado, "Deus escreve muitas vezes direito por linhas tortas", e vai daí fico com a sensação de que o verdadeiro espírito Olímpico do Sr. Barão reside precisamente nas intenções  dos responsáveis que estão por detrás da International Masters Games Association. Como a associação refere na sua home page, a filosofia é a prática desportiva como um direito do Homem, e assim todo o indivíduo tem o direito de ter a possibilidade de competir desportivamente de acordo com as suas possibilidades (princípio fundamental da carta olímpica). E apesar da organização referir que a participação nos jogos só é possível a partir dos 35 anos, a verdade é que em várias modalidades é possível participar com idades bem mais baixas. 
Deixo-vos este vídeo para vos dar uma ideia do que são de facto os jogos.


E a associação não se fica pela organização dos jogos mundiais. Também organiza, em parceria com as entidades locais, os Jogos Europeus de Masters. O próximo evento cuja designação é Lignano 2011, irá ter lugar em Itália, bem chegado a Veneza, entre 10 e 20 de Setembro. O programa é bastante diversificado e rico, e claro! também inclui triatlo e em dose dupla. Confesso-vos que tenho cá uma vontade em participar, a despeito das distâncias se ficarem pelo género sprint!!
Mas...a possibilidade de viver um evento do tipo dos jogos olímpicos por dentro, como protagonista, algo que sempre sonhei, mas que nunca pude concretizar como atleta, é qualquer coisa. Vocês não acham?

Pensem nisto. 

Sem comentários: