Randonneurs em Portugal.

10/01/11




Domingo, enquanto esperava pelos comparsas de treino, deparei-me com um cartaz que anunciava esta coisa do randonneurs em Portugal. E fiquei curioso.
De que se trata? Na prática, é mais uma forma de captar o vulgar cidadão para, através da sua prática desportiva regular, eventos de ciclismo de longa distância e sem carácter competitivo. Quem participa terá de estar habilitado a ultrapassar distâncias iguais ou superiores a 200 kms, cujos percursos estão previamente estabelecidos e durante os quais o participante terá de carimbar o seu brevet, entregue no início do evento, nos anunciados postos de controlo. Para além do aspecto não competitivo, o regulamento estabelece igualmente a necessidade de se efectuar os percursos em autonomia. Isto é, apenas nos postos de controlo poderá ser fornecida ajuda, a necessária.
Este ano ocorrerá o rei dos eventos do género, o Paris-Brest-Paris, entre 21 e 25 de Agosto, na distância  total de 1200 kms. Quem quiser participar, terá de cumprir até lá eventos nas distâncias de 200, 300, 400 e 600 kms. 
Em Portugal estão anunciados os seguintes eventos:


  1. 26 de Fevereiro, Tejo-Sorraia-Tejo, 200 kms
  2. 19 de Março, Planícies e Montados, 300 kms
  3. 16 de Abril, Alqueva, 400 kms
  4. 28 de Maio, Portugal na Vertical, ?
  5. 11 de Junho, Alto Minho, 200 kms
  6. 23 de Junho, Portugal Além Tejo, 1000 kms
Não foram referidas as horas de partida de propósito. Quem estiver interessado, pode fazer uma pesquisa e facilmente encontrará mais informações sobre este tipo de eventos. Vão ficar surpreendidos como estes eventos andam a mexer por esse mundo fora.

Abraços triatléticos, companheiros.

 

2 comentários:

Unknown disse...

Este é o "Rei" desssas distâncias por bandas Lusas. Pelo menos que eu conheça.....
http://adinamicadopedal.blogspot.com

TRI Abraços

Triatleta disse...

Parece-me interessante para fazer em ritmo de treino...ou quando deixar de competir ;-)

Um abraço.