Campeonato Nacional Individual de Duatlo, Matosinhos (Leça da Palmeira) 2010

18/04/10



O Campeonato Nacional de Duatlo, disputado hoje em Leça da Palmeira, Matosinhos, na distância standard, foi uma prova a que eu dificilmente poderia faltar, dada a proximidade da minha residência. Porém, e em virtude de uma manifestação contra as portagens, na A28, pormenor de que não me lembrei, e também do facto de ter desorganizado o meu dia, acabei por perder o início da prova. 
Não foi uma prova fácil, a despeito dos percursos, sem dificuldades de maior. No entanto, o vento que soprava de sul fazia com que as pequenas descidas mais parecessem subidas e no sentido inverso, as subidas descidas. A chuva não apareceu à hora prevista, e ainda bem, mas apareceu, quando o pessoal já pedalava. E chegou a tempo de provocar algumas desistências devido a hipotermia ou simplesmente fadiga.
A prova foi muito interessante de seguir, porque houve dúvida até ao final quanto ao vencedor, já que Sérgio Silva e o russo Evgeny Yakovlev fizeram os segmentos sempre juntos, especialmente no ciclismo, percorrido sempre em alta rotação. Na transição para o segmento final, parecia que o Sérgio, mais rápido, se iria distanciar, mas não. No fim, o russo acabou por ser mais forte, tendo-se distanciado o suficiente para  vencer a competição, conseguindo Sérgio Silva arrebatar o título de Campeão Nacional de Duatlo. O Lino Barruncho, o maior especialista português na modalidade, pedalou constantemente sózinho, diga-se, à procura do duo da frente, tendo estado sempre à distância de 1'30'', mais coisa, menos coisa, e apesar de ter recuperado alguns segundos, já no fim do segmento de ciclismo, não foi suficiente para se chegar à frente. Teve de contentar-se com o honroso 2º Lugar Nacional. No final, o Lino admitia que a preparação exaustiva a que se tem submetido para a próxima prova europeia o tem desgastado imenso e que as suas ambições estavam algo limitadas. O Sérgio estava algo decepcionado por não ter batido o russo, mas aceitou com imenso fairplay a desfeita. O Vasco Pessoa fechou o pódio do Campeonato Nacional, à custa de um ritmo de corrida nos últimos 5 kms finais muito forte.

No sector feminino, grande vitória da Maria Areosa, batendo com larga vantagem a russa Evgenya Sukoruhenkova, especialmente porque realizou um grande segmento de ciclismo e um muito bom segmento final de corrida. E foi excelente vencer uma competição que, para além de atribuir o título maior do calendário Nacional de Duatlo, teve também esse extra de vencer uma atleta de nível internacional. Uma palavra também para a Ana Filipa Santos que conquistou o terceiro lugar no sector feminino,  2ª no Campeonato Nacional.

A finalizar, um pormenor que desconhecia: houve controlo anti-doping no final. Foram chamados os três primeiros classificados e ainda sorteado um de entre os 7 primeiros. Eu bato palmas.

Deixo-vos o vídeo possível. A imagem, embora esforçada, não é a melhor. Porque antes isto que nada, daí a sua publicação. Amanhã publico as fotos da prova.


Bons treinos!

Sem comentários: