Triatlo Internacional de Lisboa - Longa Distância.

26/04/10




Excelente a participação Lusa! É o primeiro comentário que se me oferece fazer "lendo" a classificação absoluta da prova. 
A prova tinha sido anunciada em alguns meios de comunicação social, infelizmente poucos, como uma prova caracterizada pela invasão estrangeira, se é que este termo se aplica nos dias globais em que hoje vivemos. Li algures (para não fazer publicidade) que cerca de 85% dos inscritos viriam de fora. Eu não fiz as contas, mas se de facto assim foi, significa que nos 30 primeiros lugares classificaram-se 8 nacionais. Isto é, quase 27%. E se estendermos um pouco mais, verificamos que nos 35 primeiros classificaram-se 34,3% de atletas cá do burgo.  Eu acho um resultado espectacular para um País com a dimensão como aquela que todos sabemos que temos, no triatlo, mas não só, e sem pensar no número de praticantes, em particular,  e sem referir outras questões, como os hábitos de prática desportiva que os portugueses (não) têm incutidos no quotidiano da sua vida. 

Em termos de performance, destaco a participação de Pedro Gomes(Olímpico de Oeiras); o 6º lugar foi muito bom, mas o tempo que alcançou também diz alguma coisa da proximidade do Pedro para os cinco primeiros. E analisando os diferentes segmentos, foi o último (a corrida) que o afastou de um lugar ainda melhor. Parabéns, Pedro. Estiveste em grande. 
Destaco também outros três grandes resultados: Rui Rodrigues, atleta veterano! (Compeed Tri-Oeste), David Caldeirão e Nuno Neves (ambos do Louletano). E ainda estes, que me perdoem todos os outros que também estiveram muito bem, mas os que irei referir, faço-o pelo facto de serem atletas veteranos 2; Miguel Fragoso (Vitória de Janes) e Carlos Gomes (Oeiras Sport). Grandes registos, sim senhor.

Em termos gerais, confesso que irei estar atento aos vários triatletas blogueiros, perdoem-me a expressão, para "sentir" as suas emoções.  Em qualquer caso, terá sido uma jornada magnifica de triatlo. Não esqueço que estava programado uma festa na casino de Lisboa, evento que já no ano passado foi incluído no programa do evento e que eu saúdo, dado o carácter social que a mesma investe todos os protagonistas, muitas vezes esquecido nos eventos desportivos, infelizmente.
Desejo endereçar os meus parabéns a todos os que participaram e conseguiram concluir a mesma, porque apenas esse facto já é um feito de monta, porque obriga a sérias dificuldades na gestão do tempo trabalho/casa/treino/casa/família/trabalho..., mas obriga também a cuidados específicos na regulação de outros aspectos da nossa vida, e a muita, muita dedicação, entre ainda outras "coisinhas" igualmente grandes.

Confesso o meu objectivo a longo prazo: participar nos longos, e gostaria muito de ter estado neste, muito embora vá estar sempre dividido entre este evento e a Maratona BTT de Esposende (Luso-Galaico) que nos últimos dois anos tem sido realizada na mesma data.  Cá me hei-de arranjar, mas o coração pende para Lisboa.

Meus amigos, até breve e ... boa recuperação!

2 comentários:

Miguel Andrade disse...

Parabéns! Mais um post muito bem conseguido! Isto é mesmo o resumo da prova.

Krepe disse...

Obrigado pela nota de apreço. Fica novamente a promessa.. para o ano é que a vitória da prova fica em casa! Tantas vezes o cantâro vai à fonte.. :-)