Maratona BTT Luso Galaico 2010

21/04/10



Hoje escrevo sobre aquela que, correndo tudo dentro do previsto, irá constituir a minha primeira competição no presente ano, assim como no ano transacto constituiu a minha estreia em maratonas BTT.
A maratona Luso Galaico é uma organização à qual o Município de Esposende dá particular relevo, constituindo um cartaz da autarquia, não só a nível desportivo, como a nível turístico e social. É uma prova muito bem organizada e com um chamariz extra: por €15 temos acesso a almoço, suplementos alimentares durante a prova, jersey e mais umas coisitas. Dentro do contexto das maratonas de BTT, rivaliza com as melhores organizações do género, e não sou só eu que o digo.  Não tenho ambições competitivas extraordinárias, apenas a de me divertir com as magnificas paisagens, quando tal for possível, sentir a adrenalina a fervilhar quando as descidas proporcionarem velocidades instantâneas superiores a 50 km/hr e, claro, as subidas de roer ferro, num cantar ao desafio para ver quem desiste mais cedo, se a subida, se as nossas forças. Em todo o caso, desejo fazer menos tempo que no pretérito ano.
Em 2009 tive a companhia, sem saber, do Emanuel Marques, um V2 de renome no circuito do triatlo português (ainda no fim de semana passado se classificou em 3ºL, no Campeonato Nacional de Duatlo). Ficámos à distância de 5', a favor do Emanuel, num total de 5 hrs, menos os tais 5'. Migalhas...
Estão previstas a presença de cerca de 2000 betetistas! e sendo a 8ª edição da prova, atesta bem da consideração que os aderentes têm relativamente ao evento. Dia 25 de Abril, lá estarei a comemorar a liberdade!

Deixo-vos o sítio para quem desejar consultar; dados da prova, inscrições, altimetria, etc.