O Triatlo de Oeiras Sob Números.

19/06/10



Sobre o triatlo do Ambiente, disputado na cidade de Oeiras, resolvi deixar-vos alguns números que julgo serem interessantes de observar. O triatlo é uma modalidade que tem vindo a crescer muito nos últimos três/quatro anos, acima de tudo desde que a Vanessa Fernandes lhe deu o empurrão mediático que as suas vitórias, enormes vitórias, começaram a interessar a curiosidade do povo, em geral, acompanhado pela visualização nos média das competições internacionais. Muitos foram aqueles que desejaram experimentar as sensações desafiantes que transpareceram dos triatletas em compita, projectadas pela caixinha mágica. Hoje, o triatlo não só está ao alcance do mais ordinário dos mortais, como pode levar a fazer crescer a vontade de ir mais longe no desafio. Assim haja tempo e também dinheiro.
No plano do desenvolvimento de cada modalidade desportiva, a distribuição dos atletas que se pretende é normalmente em forma piramidal, sendo que na sua base se concentram os atletas da formação, em grande número, e no topo os atletas de elite. No triatlo, como noutras modalidades de expansão recente, mas também no atletismo popular, constata-se que o crescimento mais significativo se verifica precisamente nos escalões cujas idades eram mais próprias, no passado, para se estar sentadinho no sofá, de pantufas, a ver tv. Evolução dos tempos e que eu aplaudo, porque hoje por hoje é-se mais activo até mais tarde, e assim se continuará a verificar. 
Estes foram alguns números que o triatlo de Oeiras deu a entender, mas penso que a mesma tendência se verifica nas outras provas já realizadas. Um dia talvez faça essa análise.

Bons treinos.


2009 -
Total de Atletas Participantes que concluíram a prova: 286
Total de Atletas Masculinos que concluíram a prova por escalão:
Total em Júnior: 39
Total em Sub23: 12
Total em Séniores: 119
Total em V1: 29
Total em V2: 24
Total em V3: 12
Total em V4: 7
Total em V5: 4 

2010 -

Total de Atletas Participantes que concluíram a prova: 341
Total de Atletas Femininos participantes que concluíram a prova: 39
Total de Atletas Masculinos que concluíram a prova por escalão:
Total em Júnior: 38
Total em Sub23: 18
Total em Séniores: 128
Total em V1: 50
Total em V2: 32
Total em V3: 20
Total em V4: 11
Total em V5: 2

Sem comentários: