Iniciação ao Triatlo!

10/07/10



Encontrei este vídeo numa pesquisa no youtube há já algum tempo, meses mesmo, e fiquei enternecido com as imagens. Considerei de imediato que daria um momento de grande promoção da modalidade, como, alíás, o mesmo se auto intitula, oficialmente. Trata-se de uma prova em terras vizinhas e onde podemos constatar a forma simples e dinâmica como se pode organizar uma prova deste género. Aliás, de Espanha vêm excelentes exemplos ao nível da promoção, organização, logística, de eventos de grande qualidade, desportivos e outros.
O triatlo tem essa coisa dos pré-requisitos; é fundamental não só saber nadar, mas também estar à-vontade dentro de água, e não só saber pedalar, estando à-vontade nos equilíbrios dinâmicos que a bicicleta exige. 
Muitas vezes faz-se um bicho-de-sete-cabeças com as coisas. O triatlo também era assim, tipo um desporto só para alguns. O que este vídeo vem provar é que tudo tem uma progressão, e a integração numa modalidade como esta também tem os seus patamares, devendo fazer-se degrau a degrau, isto é, de adaptação em adaptação, fisiológica e psicológica. Isto faz-me recordar os saltos em trampolim, nos desportos de inverno. Ninguém começa a saltar nas alturas loucas que vimos nas competições de elite. Ou se alguém começa, é a excepção, não a regra. 
Mas, o bom é mesmo ver os pequenitos e os pequenos e os pequenos grandinhos, em alegre e genuína compita pelo puro prazer de praticar um desporto, sendo que neste caso se trata "daquele" desporto que todos adoramos. E assim começa o vício.

Claro, vão ter de silenciar o audio do blogue.

Embora empenados, abraços triatléticos!


Sem comentários: