Ocorreu um erro neste dispositivo

Duatlo de Santarém: Previsão do Tempo e Lista de Atletas Inscritos.

21/10/11



Duatlo de Santarém 2010

Estamos praticamente em cima do fecho da época de triatlo que, como tem sido normal, conclui o ano desportivo com o simpático duatlo de Santarém. Por acaso, o fecho daquela acontecerá não com uma prova nacional, mas sim com um evento de cariz regional e possivelmente com um triatlo, o que, a meu ver, fará todo o sentido. Mas, como o sentido nestas contabilidades tem menos importância do que as oportunidades do momento, aí temos a prova de Santarém, que apareceu em 2008 como fazendo parte da "festa das bicicletas", num recinto muito engraçado, porque divertido, com alternâncias no perfil do curso de btt, alguma adrenalina nas descidas, uma ou outra inclinação de curta duração mas suficiente para marcar alguma diferença e pôr à prova as diferentes capacidades que se desejam ver num betetista; saber subir, saber descer e saber "planar". O segmento de corrida é dos mais apelativos de todos os que fazem parte do circuito nacional; sempre ao encontro do alcance da vista de quem assiste, a fazer lembrar uma prova de corta-mato, pela sinuosidade mas igualmente pelas carateristicas do piso, onde o alcatrão é raro e a relva é abundante, por vezes demais. As distâncias são curtas e a prova deveria chamar-se mais um super-sprint do que um sprint e tudo o que seja ou vá para além dos 75' será certamente demais para quem amiúde se prepara. 
Foi aqui que tudo começou para mim na modalidade, precisamente na 1edição da prova. E embora estivesse já nessa altura focado na ideia do triatlo, foi com curiosidade que participei neste duatlo e não poderia ter sido melhor a experiência que senti na altura. Diverti-me à brava e procurei sempre voltar. Este ano, por impedimentos físicos (é a segunda vez), mas também económicos, não estarei presente. Mas, olhando a listagem de inscritos divulgada pela federação, muitos serão aqueles que a título individual irão na expetativa de sentir aquilo que referi: muita diversão. Depois, também lá estão muitos "tubarões", uns mais de triatlo, outros mais de duatlo, para esgrimir, para além da diversão, o prazer da classificação. Daí que alguns que raramente ou  nunca tenham aparecido em provas de triatlo, estejam no próximo domingo na linha de partida. Vai saltar faísca da grossa.
Quanto ao tempo, parece que a chuva irá passar ao lado, embora o tempo possa estar assim mais para o fresco. Mas como são muitos os previstos, o calor humano será suficiente para acalorar as almas.

Votos de boa prova. Abraços triatléticos, companheiros.




Sem comentários: